Neurociência, Psicopedagogia e Pedagogia Hospitalar para Crianças, Adolescentes e Idosos.
NEUROCIÊNCIAS E OS TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM
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Atenção - Atividade
mental onde o esforço voluntário em manter o foco, em detrimento da imensa
quantidade de informação disponível.
Vigilância -
Voltar ao foco de atenção. Tenacidade, manutenção
da atenção.
Concentração, manter a atenção voluntaria
Funções principais da atenção
- Atenção
Seletiva, Sustentada, Alternada (altera o foco da atenção), Dividida (capacidade de focar em
dois ou mais contextos).
Alterações - Desatenção,
Distração, Distúrbios da atenção (Transtorno
do Déficit de Atenção, Hiperatividade) TDAH uma desordem psiquiátrica,
definidas em termos comportamentais: social, acadêmica, autoestima, causando
prejuízos familiares e sociais (hiperativo impulsivo, desatento, falta de
atenção, impulsividade e hiperatividade).
TDAH Transtorno do Déficit de Aprendizagem - Desordempsiquiátrica definidas em termos de comprometimento do comportamento de: ordemsocial, acadêmica e da autoestima, que geram inúmeros prejuízos pessoais,familiares e sociais. Três tipos são subdivididos em: TDAH com predomínio de
sintomas de desatenção; com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade;
TDAH combinado.
Memória - E a
capacidade de registrar, fixar, reter, evocar e reconhecer objetos, pessoas e
experiências passadas.
Processo de Memorização - Aquisição,
Retenção, Recordação. Divide-se em:
Sensorial,
Imediata, Recente, de longo prazo, Remota.
Alterações e Transtornos da Amnésia - Danos
na parte vital de armazenamento do cérebro. Doenças neurodegenerativas,
traumas, derrames cerebrais, insuficiência vascular, alcoolismo, drogadição.
Blackout Alcóolico - Grandes quantidades ingeridas
de álcool, lembranças perdidas neste episódio, são irrecuperáveis.
Síndrome de Korsakoff - Estado
grave de amnésia, causada pelo álcool
(encefalopatia), com problemas graves neurológicos.
Amnésia psicogênica - De origem
psicológica pode prejudicar tanto a memória remota, quanto a recente quase sempre temporária (crises
emocionais).
Alterações e Transtornos - Amnésia:
incapacidade parcial ou total de evocar experiências passadas. Amnésia imediata,
Amnésia anterógrada, Amnésia retrógrada; Amnésia lacunar, Amnésia remota.
Classificação das Amnésias - Pela
extensão ou pelo mecanismo.
Classificação das Amnésias: Paramnésias, Hipermnésia.
Distúrbios de Linguagem – Fases,
Pré - linguística apenas fonemas ( sem
palavras
de 11 a 12 meses) e Linguística (palavras isoladas) em um processo continuo.
Etiologia
dos Distúrbios da linguagem oral e escrita - Causas Ambientais. Atraso
isolado da linguagem expressiva (constitucional), Déficit cognitivo. Déficit
auditivo, Alterações específicas.
Dislexia - Distúrbio
da aprendizagem caracterizado pela dificuldade de decodificação de palavras
simples. Dislexias Centrais e Periféricas (Dislexia fonológica , de superfície
, profunda, atencional, por negligência, literal (pura).
Afazias – Região
cerebral implicada nos processos de linguagem. Afasia de Broca (afasia
de expressão, motora ou não fluente), Afasia de Wernicke (afasia de
compreensão, sensorial ou fluente), Afasia global (afasia mista), Afasia
Progressiva Primária.
Agnosias - Grupo de distúrbios da
percepção perda da capacidade de reconhecimento de estímulos
nas modalidades sensoriais visual, auditiva e na somestésica na ausência de
comprometimento do nível de consciência e da sensibilidade. Agnosia
visual, (Alexia, Prosopagnosia), Agnosia audutiva, Astereognosia,
Desorientação vísuo-espacial, Negligência Unilateral.
Apraxias
- Incapacidade de atos motores sobre comando ou imitação, alguns tipos:
Apraxia ideomotora, Apraxia ideatória,
Apraxia construtiva.
Discalculia
- Má formação neurológica (imaturidade das funções neurológicas ou uma
disfunção sem lesão) causando dificuldade em aprender tudo o que está
relacionado a números. Subtipos: Verbal, Léxica Practognóstica, Gráfica,
Operacional, Ideognóstica.
Disortografia - Dificuldade
de aprender e desenvolver as habilidades da linguagem escrita.Erros de caráter
linguístico-perceptivo, de caráter viso espacial ,de caráter viso
analítico, relativos ao conteúdo,
Erros
referentes às regras de ortografia.
Depressão – Um
conjunto de sintomas que trazem prejuízos significativos na vida social,
familiar, escolar, ou outra área importante da vida do indivíduo.
Transtorno Obsessivo
Compulsivo - O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é
caracterizado pela presença de obsessões e/ou de compulsões. Tende a ser
crônico, com os sintomas crescendo ou diminuindo de intensidade ao longo do
tempo.
Neurobiologia do Estresse - Conjunto
de reações inespecíficas e gerais do organismo frente a estímulos persistentes
de natureza aversiva. Um estressor é qualquer evento externo que
altera o equilíbrio homeostático.
Fobias – Fobia
Social transtorno caracterizado por intensa ansiedade em situações de
desempenho social. As formas mais comuns são: altura (acrofobia), animais
(zoofobia) doença, sangue (hematofobia), tempestade (astrofobia), lugares
públicos (agorafobia) situações sociais, desempenho em público, lugares
fechados (claustrofobia) viajar de avião, trens e ônibus.
Hiperatividade e déficit de
atenção nos comportamentos sociais - Alterações na atenção e no
comportamento, como a hiperatividade e impulsividade, são pesquisadas por
diversas áreas, entre elas a saúde e a educação,
Alterações Neuropsicológicas na
Criança e no Adolescente - Caracterizadas em três níveis: Funções
psicodinâmicas, Funções do sistema nervoso periférico, Funções
do sistema nervoso central.
Diferença entre Transtorno, e
Dificuldade de Aprendizagem - Distúrbio
comprometimento
neurológicos em funções corticais específicas. Dificuldade problemas de ordem
psicopedagógica e/ou sócio, Transtorno
conjunto
de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecível.
Segundo o CID-10 como são
classificados os transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades
escolares? Fatores
orgânicos, especifícos, ambientais.
Causas relacionadas com a
dificuldade de aprendizagem- Causas externas à estrutura
familiar e individual, Causas internas à estrutura familiar e individual,
Modalidades
de pensamento, Fatores de deficiência orgânica.
CONCLUSÃO
Estágios iniciais do desenvolvimento,
requerem dentro de um processo educacional, uma real parceria ressaltando que a
imensa responsabilidade de uma educação de qualidade, não cabe apenas a escola
e sim a todos nós (família, escola, sociedade, etc..).
Muito mais que todas as teorias, a
imensa importância de olhares mais atentos direcionados a um processo de
observação mais amplo se faz necessário. .Observando que não há
uma única causa para o fracasso escolar e que um aluno com dificuldade de
aprendizagem não é um aluno que tem deficiência mental ou distúrbios relativos,
na verdade, existem aspectos fundamentais que precisam ser trabalhados:
Distúrbios da Atenção, Transtorno do Déficit
de Atenção/Hiperatividade, Memória, Distúrbios de Linguagem, Dislexia Central e
Periférica, Afasias, Agnolias, Apraxias, Discalculia, Disortografia, Depressão,
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Neurobiologia do Estresse, entre outros...
Distúrbios estes que podem ser gerados
por uma série de problemas cognitivos ou emocionais que podem afetar qualquer
área do desempenho escolar.
As Diferença entre Transtorno, e
Dificuldade de Aprendizagem devem ser mais discutidas entre professores,
escolas precisam se preparar mais para estes alunos, e famílias e profissionais
da educação devem estar envolvidos em parceira. Parcerias estas que se somam
aos: médicos, psicólogos, fonoaudiólogos,
psicopedagogos profissionais capacitados e que cuidam dos alunos com TDAH.
As medidas que venham a ser tomadas em relação
ao aluno com TDAH, se não tiver um Olhar adequado do pedagogo, serão apenas
medidas isoladas, paliativas e que dificilmente surtirão o efeito necessário. Prevenindo
ou detectando as lacunas da educação.
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