domingo, 23 de outubro de 2016

Resenha - NEUROCIÊNCIAS E OS TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM

Neurociência, Psicopedagogia e Pedagogia Hospitalar para Crianças, Adolescentes e Idosos.

NEUROCIÊNCIAS E OS TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM



Psicopedagogia

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Código nacional de doenças CID 10 padrões normais de aquisição de habilidades são perturbados desde os estágios iniciais do desenvolvimento. Ao contrário, pensa-se que os transtornos originamse de anormalidades no processo cognitivo, que derivam em grande parte de algum tipo de disfunção biológica.


Atenção - Atividade mental onde o esforço voluntário em manter o foco, em detrimento da imensa quantidade de informação disponível.

Vigilância - Voltar ao foco de atenção. Tenacidade, manutenção da atenção.
Concentração, manter a atenção voluntaria

Funções principais da atenção - Atenção Seletiva, Sustentada, Alternada (altera o foco da atenção), Dividida (capacidade de focar em dois ou mais contextos).

Alterações - Desatenção, Distração, Distúrbios da atenção (Transtorno do Déficit de Atenção, Hiperatividade) TDAH uma desordem psiquiátrica, definidas em termos comportamentais: social, acadêmica, autoestima, causando prejuízos familiares e sociais (hiperativo impulsivo, desatento, falta de atenção, impulsividade e hiperatividade).

TDAH Transtorno do Déficit de Aprendizagem - Desordempsiquiátrica definidas em termos de comprometimento do comportamento de: ordemsocial, acadêmica e da autoestima, que geram inúmeros prejuízos pessoais,familiares e sociais. Três tipos são subdivididos em: TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade; TDAH combinado.

Memória - E a capacidade de registrar, fixar, reter, evocar e reconhecer objetos, pessoas e experiências passadas.

Processo de Memorização - Aquisição, Retenção, Recordação. Divide-se em:
Sensorial, Imediata, Recente, de longo prazo, Remota.

Alterações e Transtornos da Amnésia - Danos na parte vital de armazenamento do cérebro. Doenças neurodegenerativas, traumas, derrames cerebrais, insuficiência vascular, alcoolismo, drogadição.

Blackout Alcóolico -  Grandes quantidades ingeridas de álcool, lembranças perdidas neste episódio, são irrecuperáveis.

Síndrome de Korsakoff - Estado grave de amnésia,  causada pelo álcool (encefalopatia), com problemas graves neurológicos.

Amnésia psicogênica - De origem psicológica pode prejudicar tanto a memória remota, quanto a recente quase sempre temporária (crises emocionais). 

Alterações e Transtornos - Amnésia: incapacidade parcial ou total de evocar experiências passadas. Amnésia imediata, Amnésia anterógrada, Amnésia retrógrada; Amnésia lacunar, Amnésia remota.

Classificação das Amnésias - Pela extensão ou pelo mecanismo.

Classificação das Amnésias:  Paramnésias, Hipermnésia.

Distúrbios de Linguagem – Fases, Pré - linguística  apenas fonemas ( sem
palavras de 11 a 12 meses) e Linguística (palavras isoladas) em um processo continuo.

 Etiologia dos Distúrbios da linguagem oral e escrita - Causas Ambientais. Atraso isolado da linguagem expressiva (constitucional), Déficit cognitivo. Déficit auditivo, Alterações específicas.

Dislexia - Distúrbio da aprendizagem caracterizado pela dificuldade de decodificação de palavras simples. Dislexias Centrais e Periféricas (Dislexia fonológica , de superfície , profunda, atencional, por negligência, literal (pura).

Afazias – Região cerebral implicada nos processos de linguagem. Afasia de Broca (afasia de expressão, motora ou não fluente), Afasia de Wernicke (afasia de compreensão, sensorial ou fluente), Afasia global (afasia mista), Afasia Progressiva Primária.

Agnosias -  Grupo de distúrbios da percepção perda da capacidade de reconhecimento de estímulos nas modalidades sensoriais visual, auditiva e na somestésica na ausência de comprometimento do nível de consciência e da sensibilidade. Agnosia visual, (Alexia, Prosopagnosia), Agnosia audutiva, Astereognosia, Desorientação vísuo-espacial, Negligência Unilateral.

 Apraxias - Incapacidade de atos motores sobre comando ou imitação, alguns tipos: Apraxia ideomotora,  Apraxia ideatória, Apraxia construtiva.

 Discalculia - Má formação neurológica (imaturidade das funções neurológicas ou uma disfunção sem lesão) causando dificuldade em aprender tudo o que está relacionado a números. Subtipos: Verbal, Léxica Practognóstica, Gráfica, Operacional, Ideognóstica.

Disortografia - Dificuldade de aprender e desenvolver as habilidades da linguagem escrita.Erros de caráter linguístico-perceptivo, de caráter viso espacial ,de caráter viso analítico,  relativos ao conteúdo, Erros referentes às regras de ortografia.

Depressão – Um conjunto de sintomas que trazem prejuízos significativos na vida social, familiar, escolar, ou outra área importante da vida do indivíduo.
Transtorno Obsessivo Compulsivo - O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é caracterizado pela presença de obsessões e/ou de compulsões. Tende a ser crônico, com os sintomas crescendo ou diminuindo de intensidade ao longo do tempo.
Neurobiologia do Estresse - Conjunto de reações inespecíficas e gerais do organismo frente a estímulos persistentes de natureza aversiva. Um estressor é qualquer evento externo que altera o equilíbrio homeostático.
Fobias – Fobia Social transtorno caracterizado por intensa ansiedade em situações de desempenho social. As formas mais comuns são: altura (acrofobia), animais (zoofobia) doença, sangue (hematofobia), tempestade (astrofobia), lugares públicos (agorafobia) situações sociais, desempenho em público, lugares fechados (claustrofobia) viajar de avião, trens e ônibus.
Hiperatividade e déficit de atenção nos comportamentos sociais - Alterações na atenção e no comportamento, como a hiperatividade e impulsividade, são pesquisadas por diversas áreas, entre elas a saúde e a educação,
Alterações Neuropsicológicas na Criança e no Adolescente - Caracterizadas em três níveis: Funções psicodinâmicas, Funções do sistema nervoso periférico, Funções do sistema nervoso central.
Diferença entre Transtorno, e Dificuldade de Aprendizagem -  Distúrbio comprometimento neurológicos em funções corticais específicas.  Dificuldade  problemas de ordem psicopedagógica e/ou sócio, Transtorno conjunto de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecível.
Segundo o CID-10 como são classificados os transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares?  Fatores orgânicos, especifícos, ambientais.
Causas relacionadas com a dificuldade de aprendizagem- Causas externas à estrutura familiar e individual, Causas internas à estrutura familiar e individual, Modalidades de pensamento, Fatores de deficiência orgânica.


CONCLUSÃO


Estágios iniciais do desenvolvimento, requerem dentro de um processo educacional, uma real parceria ressaltando que a imensa responsabilidade de uma educação de qualidade, não cabe apenas a escola e sim a todos nós (família, escola, sociedade, etc..).
Muito mais que todas as teorias, a imensa importância de olhares mais atentos direcionados a um processo de observação mais amplo se faz necessário. .Observando que   não há uma única causa para o fracasso escolar e que um aluno com dificuldade de aprendizagem não é um aluno que tem deficiência mental ou distúrbios relativos, na verdade, existem aspectos fundamentais que precisam ser trabalhados: Distúrbios da Atenção,  Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, Memória, Distúrbios de Linguagem, Dislexia Central e Periférica, Afasias, Agnolias, Apraxias, Discalculia, Disortografia, Depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Neurobiologia do Estresse, entre outros...
Distúrbios estes que podem ser gerados por uma série de problemas cognitivos ou emocionais que podem afetar qualquer área do desempenho escolar.
As Diferença entre Transtorno, e Dificuldade de Aprendizagem devem ser mais discutidas entre professores, escolas precisam se preparar mais para estes alunos, e famílias e profissionais da educação devem estar envolvidos em parceira. Parcerias estas que se somam aos:  médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos profissionais capacitados e que cuidam dos alunos com TDAH.

 As medidas que venham a ser tomadas em relação ao aluno com TDAH, se não tiver um Olhar adequado do pedagogo, serão apenas medidas isoladas, paliativas e que dificilmente surtirão o efeito necessário. Prevenindo ou detectando as lacunas da educação. 

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