CURSO
DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU PSICOPEDAGÓGIA
RESENHA
CRÍTICA
EDUCAÇÃO
ESPECIAL INCLUSIVA E MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS
Conceituando Educação
Inclusiva - (P.N.E.E) Política Nacional de Educação
Especial define o reconhecimento da Educação Especial como Prioritária se
configurando como um sistema paralelo ao ensino voltado par o atendimento
especializado de indivíduos com deficiências, distúrbios graves de aprendizagem
e/ ou de comportamento, altas habilidades ou superdotação.
Conhecimentos
teóricos e práticos, estratégias, metodologias e recursos para auxiliar o
desenvolvimento exige uma postura ativa
de orientação aos sistemas de ensino para a criação de programas de formação de
professores e para o desenvolvimento de projetos pedagógicos inclusivos na
perspectiva da aprendizagem de alunos
com deficiências e outros comprometimentos.
A Prática Pedagógica na Escola
Inclusiva - Uma tarefa coletiva onde pais, terapeutas,
serviços especializados e escola visem o objetivo da promoção global do aluno. Visão
construtivista que parte das possibilidades e potencialidades do aluno em um
espaço de convivência onde haja o princípio de solidariedade e fraternidade em
um olhar mais amplo.
Tipos de Deficiência - Decreto
nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, é considerada pessoa com deficiência:
Deficiência física, Deficiência auditiva, Deficiência visual, Deficiência
intelectual, Múltiplas deficiências, Física e psíquica, Sensorial e psíquica, Sensorial e física,
Física, psíquica e sensorial.
Características Gerais - Depende
do nível de desenvolvimento e de alteração de cada ordem e a necessidade
especial condizente de cada pessoa.
Currículo: Eixos da Proposta
Pedagógica Múltiplas Deficiências – Requer ajustes nos objetivos,
adaptações nos conteúdos, atividades e conteúdos adaptados. Priorizar o
brincar, a literatura, a conversa, e a arte como forma de prazer, interação, expressão de sentimentos.
Adaptações
de Acesso ao Currículo – Necessidades específicas, requerem adaptações
específicas que estão garantidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional Nº 9.394/96 e pelas Diretrizes nacionais para a educação especial na
educação básica (BRASIL, 2001)
Adaptações Organizacionais e
Didático-Metodológicas - Ajustes, organização de espaço, tempo,
agrupamentos (número de alunos em sala), adaptação de materiais, equipamentos e
recursos pedagógicos devem estar explicitados no projeto pedagógico de inclusão.
Acessibilidade
– Acessibilidade
na perspectiva da educação inclusiva, afirma a lei de acessibilidade de 2004 no
Artigo 8acessibilidade deve ser incorporado aos conteúdos programáticos ou
curriculares. Dividida em acessibilidade em seis dimensões: arquitetônica,
comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal.
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Politica
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - Ação política, cultural, social e pedagógica.
Concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores
indissociáveis. O Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial
apresenta a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva visa constituir políticas públicas promotoras de uma educação de
qualidade para todos os alunos. PNE, Lei
nº 10.172/2001, objetiva a construção de uma escola inclusiva que garanta o
atendimento à diversidade humana. Convenção da Guatemala
(1990) promulgada no Brasil pelo Decreto nº 3.956/2001, exige uma reinterpretação
da educação especial, compreendida no contexto da diferenciação. Resolução
CNE/CP nº 1/2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Formação de Professores da Educação Básica define formação docente voltada para
a atenção à diversidade. Lei nº 10.436/02 reconhece a Língua Brasileira de
Sinais – Libras como meio legal de comunicação e expressão Decreto nº 5.626/05,
que regulamenta a Lei nº 10.436/2002, visando ao acesso à escola dos alunos
surdos, dispõe sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a
certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras.
Diagnóstico da Educação
Especial – Censo Escolar/MEC/INEP coleta dados referentes
ao número geral de matrículas seja em escola pública privadas e privadas sem
fins lucrativos. Censo Escolar foi transformado em um sistema de
informações on-line, o Censo Web, que qualifica o processo de manipulação e o tratamento
das informações.
Objetivo da Política Nacional
de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Objetivo
o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, superdotação nas
escolas regulares.
Diretrizes da Política
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva -
Conclusão programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e
códigos específicos de comunicação e sinalização e tecnologia assistiva.
Conclusão
Em um contexto geral, seja educacional ou
social ainda temos um longo caminho a percorrer referente a inclusão. As falas
devem tomar-se concretas, atitudes devem sobrepor papéis teóricos bem
elaborados e fazer valer os direitos legítimos de uma educação inclusiva de
qualidade sem “maquiagens”.
É
necessário
refletir como alunos deficientes múltiplos podem ter mais do que o acesso ao
espaço escolar; acesso a possibilidades reais de desenvolvimento em seus
processos de aprendizagem a partir de estratégias, recursos e intervenções que
venham de encontro com as suas reais necessidades educacionais. Assim, além de
se fazer necessário o conhecimento das especificidades apresentadas por estes
sujeitos, para que seus processos de aprendizagem possam ser de fato
beneficiados, é importante buscar compreender como podemos intervir e estimular
adequadamente.
Buscar uma prática pedagógica que abranja
ações que venham a oportunizar o desenvolvimento de potencialidades.
Este processo de inclusão
escolar precisa estar comprometido com ações voltadas efetivamente para o
desenvolvimento dos alunos, independentemente da severidade de seus
comprometimentos. Suas necessidades precisam ser identificadas e atendidas; as
políticas públicas precisam estar mais próximas da realidade destes educandos
para que de fato eles tenham a possibilidade de se desenvolver.
Um comentário:
Fiquei muito satisfeito com a apresentação desta resenha crítica sobre o assunto de educação inclusiva.
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